PONTAL DE CACILHAS: CAPELA DE S SEBASTIÃO, AZEITÃO, COSTA AZUL

sexta-feira, janeiro 27, 2006

CAPELA DE S SEBASTIÃO, AZEITÃO, COSTA AZUL



A capela de São Sebastião, na Aldeia de Irmãos é antiquíssima, do primeiro quartel do século XVI . e " foi edificada por moradores da Aldeia, com sua confraria ... cujo orago é São Sebastião ... "

Pelos relatos de Visitação da Ordem de Santiago, pode-se estabelecer com certo rigor o percurso de vida da capela, assim como do seu recheio :
1534 - Do Relato da Visitação da Ordem de Santiago :
"Visitámos a dita ermida a qual é de pedra e barro e tem de comprido cinco varas e meia e de largo tres e meia e é madeirada de pinho coberta de telha-vã a ripa é de pinho e a madeira de castanho e guarnecida de fora e de dentro de cal ... e diante da porta um alpendre pequeno e tem o altar também de pedra e cal e tem de comprido uma vara e meia e de largo uma vara ... "

1553 - Do Relato da Visitação da Ordem de Santiago :
"Visitação da ermida de São Sebastião situada em Azeitão onde chamam Aldeia de Irmãos leste oeste / que moradores da Aldeia antigamente edificaram com sua confraria ...
... tem a ermida um altar de pedra e barro forrado a dianteira de azulejos sobre um taboleiro do mesmo ... "
... Sobre ele a imagem de São Sebastião de vulto de Madeira cujo orago é a ermida ...
... o solo da ermida ladrilhado de tosco ... paredes de barro ... o tecto madeirado de castanho d'asnas telhado de valadio ;
Um alpendre que toma a dianteira da ermida os peitoriz de pedra e barro com sua entrada , madeirada de castanho ... "

1564 - Visitação da Ordem de Santiago :
"(...) sob a dita pena mandamos aos mordomos das ermidas de São Pedro e de São Sebastião que as reparem ... de tudo o que tiverem necessidade por as acharmos danificadas ... "

1662 - Autorização para se continuar a dizer Missa em São Sebastião:
A determinada altura, por falta de exibição de licença , foi proibido dizer Missa na Capela de São Sebastião. Encetadas as necessárias diligências , foi obtido o licenciamento :
A Petição :

"Diz o capitão João Pacheco de Brito e os mais moradores na Aldeia dos Irmãos do limite de Azeitão, que por mandado do Reitor do Cabido foi proibido a que não dissesse missa em uma ermida sita na dita Aldeia do glorioso Martir S. Sebastião sem se mostrar a licença ... "
... e porque a dita ermida é feita há mais de cem anos e sempre nela se disse missa ... e se não acha a dita licença. Pedem a V. S.a lhe faça mercê mandar que se lhe passe licença para poder dizer missa ... "

O Licenciamento :
" Nós Deão e Cabido da Santa Sé Metropolitana desta cidade de Lisboa, sede vacante ... Aos que esta nossa provisão virem fazemos saber que havendo respeito ao que na petição atrás escrita nos enviou dizer o capitão João Pacheco de Brito e os mais moradores da Aldeia dos Irmãos, limite de Azeitão ... havemos por bem de lhes conceder licença ... dada em Lisboa ... aos doze dias do mês de Agosto de mil seiscentos e sessenta e dois anos ... "
1720 - Visitação do enviado do Bispo de Lisboa
" Fomos informados que a ermida de São Sebastião não tem fábrica alguma e que os mordomos gastam tudo que tiram em esmola na festa sem reservarem cousa alguma para a fábrica dela, ordenamos que daqui em diante separem metade do que tirarem de esmolas e o deixem ficar em depósito para a fábrica da dita ermida, com cominação de pagarem de suas casas não o fazendo assim ... "

Em 1960 realizaram-se importantes obras de restauração e conservação, em virtude da capela apresentar um elevado estado de degradação :
- Reconstruiu-se a parede do lado Sul ; meteu-se tecto e telhado novos ; ladrilhou-se toda a capela ; fez-se uma placa para o coro e outra para o púlpito ; consolidou-se o retábulo do altar e fez-se um altar novo forrado a brecha da Arrábida . Pena é que o telhado que era à maneira Portuguesa, tivesse ficado com bastante inclinação, à maneira nórdica .
Somente em 1975 terminaram as obras de restauro, que incluíram o reboco das paredes, o forro das placas do púlpito e do coro . Neste último, foi ainda reposta a grade antiga, em madeira .
Foi pintado e dourado o retábulo do altar, concertaram-se os moveis e as portas. Foi restaurado o retábulo do século XVI, que se compõe de cinco pinturas antigas, as quais, tinham sido repintadas com sobreposição de outras. Agora, desta vez, o restauro permitiu o ressurgimento das pinturas primitivas .
...
...
Azeitao.net