PONTAL DE CACILHAS: ALCÁCER DO SAL, HISTÓRIA

domingo, março 19, 2006

ALCÁCER DO SAL, HISTÓRIA



A primeira presença humana conhecida em Alcácer do Sal, teve lugar há cerca de 40 mil anos, como testemunham os artefactos recolhidos um pouco por toda a região.Mais tarde, e há cerca de 5.000 anos, Alcácer do Sal e a zona da Comporta foram ocupadas por populações do mesolítico, o que originou as primeiras manifestações de produção, quer de cereais e criação de gado, quer de troca de produtos, como cerâmicas.
Contudo, foi no período da idade do ferro que Alcácer ganhou uma grande independência, considerada nesta época um verdadeiro centro urbano com moeda própria.Com a chegada dos Romanos, seguramente antes de 133 a. C., o povoado de Bevipo, nome dado pelas populações célticas que aí residiam, passou a denominar-se "Salacia Urbs Imperatoria", ganhando o estatuto de cidade de Direito Latino.
Nesta fase conhece um significativo desenvolvimento da pesca e da indústria conserveira. No século I d.C. Alcácer mantém a sua importância com a intensa produção de sal e lãs.A antiga Salácia passou por diversas fases, constituindo-se, no período visigótico, como cidade episcopal, tendo como primeiro bispo S. Januário.Em 715, a região é ocupada pelos árabes, que aí permaneceram durante 4 séculos, tornando-a capital da sua província de Al-Kassar.
Nesta altura, tal como na romana, o porto de Alcácer voltou a ser frequentado pelas marinhas orientais e norte-africanas, facto que a manteve como um dos mais importantes centros de comércio da península.A partir do século XII, Alcácer do Sal assiste a grandes batalhas entre muçulmanos e cristãos, primeiro em 1158, com D. Afonso Henriques e depois, em 1191, com D. Sancho I. Em 1217, no reinado de D. Afonso II a povoação foi definitivamente reconquistada e em 1218 recebe a carta de foral. Dois anos mais tarde, a região foi instituída Cabeça da Ordem de Santiago.
A reconquista desta zona era sobretudo estratégica a nível geográfico, pois a cidade já tinha perdido grande parte da sua importância de outrora.Durante o século XVI assistiu-se a um enorme renascimento comercial com grande produção de sal, uma época também marcada pela exteriorização da riqueza através da construção de palácios, igrejas e conventos.

...
...
Região de Setúbal Online