PONTAL DE CACILHAS: ALCÁCER DO SAL, PATRIMÓNIO

segunda-feira, março 20, 2006

ALCÁCER DO SAL, PATRIMÓNIO





Conhecer a região de Alcácer do Sal, é conhecer muito do seu património natural ou construído.
No património construído, destaca-se o castelo, monumento de construção muçulmana, na continuidade de edificações da Idade do Ferro e romanas.
Os seus muros e torres foram construídos em taipa, possivelmente datados do século XII.
O monumento possui também uma torre avançada semelhante à torre Albarran do Castelo de Badajoz.
A Igreja do Espírito Santo, composta por um belo portal manuelino, possui no seu interior uma pia baptismal com a forma de coroa real invertida. Há muito transformada em Museu Arqueológico guarda um rico espólio histórico do concelho de Álcacer do Sal.
A Igreja de Santa Maria do Castelo, fundada pela Ordem de Santiago, é um dos mais interessantes exemplares do romântico tardio (fins do século XII, inícios do século XIII), que se conservam no Sul de Portugal.
O monumento é constituído por três naves com capela-mor rectangular e, no seu interior, no lado esquerdo, abrem-se quatro portas seguidas para várias capelinhas. Possui ainda um púlpito de talha setecentista.
A Igreja de Santiago, situada em Alcácer do Sal, é constituída por uma só nave setecentista, vários painéis com representações da vida de Santiago, assim como da Virgem em azulejos azuis e brancos do século XVIII.
O Fórum Romano, descoberto em 1983, possui uma grande muralha daquele período e uma sala de planta rectangular, formada por lajes de mármore branco-acizentado.
No seu espólio arqueológico destacam-se pedaços de estátuas e frisos de molduras em mármore.
O Solar dos Salemas, mandado edificar por D. Rui Salema, foi já alvo de várias utilizações como, por exemplo, Quartel dos Bombeiros e Quartel da GNR.
Aqui encontra-se a Biblioteca Municipal composta por salas de exposições, auditório, salas de leitura, audioteca e videoteca, bar e sala de tratamento documental.
Fora da cidade, situa-se o santuário antigamente denominado de Senhor dos Mártires, que constitui um conjunto de construções iniciadas no século XIII.
A igreja é composta por um corpo rectangular, prolongado para nascente por uma capela-mor igualmente rectangular, e para poente por um alpendre quadrado, sobre o qual, se estabeleceu o coro por meados do século XVI.
Das capelas anexas existentes do lado direito, resta somente uma.
A capela-mor foi modificada no século XVIII e enriquecida com uma tribuna de madeira que faz sobressair o primitivo altar-mor forrado de azulejos.
...
...
Região de Setúbal Online