PONTAL DE CACILHAS: ALCÁCER DO SAL, TURISMO

terça-feira, março 21, 2006

ALCÁCER DO SAL, TURISMO



Existem várias razões para visitar o concelho de Alcácer do Sal pois, para além do seu património construído, esta região também possui muitas riquezas naturais.
As casas baixas e pintadas de branco da Vila do Torrão, a Anta de S. Fausto ou a Vila Romana, situadas junto à Ribeira do Xarrama são preciosidades que Alcácer oferece aos seus visitantes.
A Aldeia de Santa Susana, a barragem do Pego do Altar assim como a Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se encontra a Aldeia da Carrasqueira, com as suas habitações típicas em madeira, caniço ou "estorno" são outros locais interessantes.As buscas arqueológicas realizadas em 1976/77, puseram a descoberto ruínas de duas casas do período romano formadas por lajes de xisto e calcário, onde foram também encontradas cerâmicas dos séculos IX-VII a.C. Estas casas são todas de planta rectangular, com muros de pedra ligados por simples argila de tom castanho-amarelado.
Para uma vista sobre o rio, a cidade e a lezíria, a não perder os miradouros da Serra da Maceira, de Santa Luzia e do Castelo.
A região de Alcácer também é muito rica em termos de artesanato como os trabalhos em couro (correaria em geral, selas, carteiras e malas), peças talhadas em madeira, cestaria em verga, bancos em buinho, bordados e rendas.
Quanto à gastronomia, os pratos típicos da região são as Migas de batatas, migas de pão, ensopado de borrego, açorda, massa de peixe, ensopado de enguias e Achigã Grelhado, entre outros.
Nos doces, o destaque vai para as pinhoadas, o bolo de pinhão, as queijadas, os rebuçados de ovo e o bolo real.
...
...
Região de setubal Online