PONTAL DE CACILHAS: MUSEUS DA COSTA AZUL

quinta-feira, março 09, 2006

MUSEUS DA COSTA AZUL



0s museus são, não apenas os grandes repositórios dos vestígios materiais do homem e do meio que nos rodeia, mas também os lugares privilegiados onde se encerra a nossa memória colectiva, mostrando a quem nos visita quem fomos, o que somos e muito do que queremos conservar para o futuro. Mercê da acertada política cultural que tem vindo a ser prosseguida pelas autarquias da região, o panorama museológico que temos para oferecer ao visitante nacional ou estrangeiro é rico e variado, respondendo às necessidades locais e permitindo uma visão ampla de uma herança natural e cultural. Das galenas de arte às reservas naturais, passando pelas colecções de arqueologia, e pela história do trabalho, um mundo de referências está à espera de si...
Se procura museus de arte tem de deslocar-se a Setúbal onde o decano dos museus da região - o Museu do Convento de Jesus - apresenta valiosas colecções nacionais e estrangeiras de pintura, escultura, ourivesaria e azulejaria que se estendem do séc. XV aos nossos dias, realizando igualmente exposições regulares de arte contemporânea. A galeria de artes visuais da Casa de Bocage, em Setúbal, e a Galeria Municipal em Almada, são os outros espaços públicos da região em que a Arte Contemporânea tem programação de destaque ao longo de todo o ano.
Se os seus interesses se orientam mais para a Arqueologia, tem de começar a visita, também, por Setúbal, onde o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrio de Setúbal ilustra brilhantemente e com notável espólio o passado do homem nesta região desde a mais remota antiguidade. Outros valiosos museus de arqueologia existem em Sesimbra (Museu Municipal), em Alcácer (Museu Municipal) e em Sines (Museu Arqueológico Municipal), possuindo colecçóes de importância à escala nacional, sem esquecer os excelentes núcleos dos Museus Municipais de Santiago do Cacém, de Alcochete e de Almada (este ainda em organizaçáo).
Nos nossos dias, o interesse crescente pela ecologia e a preocupação pela preservação do ambiente e das actividades tradicionais têm vindo a proporcionar o aparecimento de novos tipos de museu, como os ecomuseus ou as reservas naturais, passando pela renovação da abordagem da etnografia e da própria história das sociedades. Foi neste contexto profundamente inovador que surgiu o Eco-Museu Municipal do Setúbal, polinucleado, permitindo ao visitante perceber o funcionamento de um Moinho de Maré (em Corroios) ou a construção de embarcações tradicionais (Núcleo Naval, na Arrentela). O Museu do Trabalho de Setúbal, graças a uma rica colecção de etnografia e de arqueologia industrial, tem procurado apresentar a variedade do mundo do trabalho, dedicando-se especialmente à história da indústria conserveira, tão importante nesta região nos últimos 140 anos. Outros museus municipais, como os de Alcochete (importante Núcleo do Sal, recentemente inaugurado) e de Santiago do Cacém fazem representar com destaque e originalidade a riqueza etnográfica dos seus territórios. Finalmente, uma grande lição de arqueologia industrial e de história do movimento operário pode ser obtida numa visita ao Barreiro ou a algumas fábricas do norte da Costa Azul, ainda à espera da necessária museolização.
...
...
Portugal Virtual