PONTAL DE CACILHAS: ALCOCHETE, HISTÓRIA

quarta-feira, abril 26, 2006

ALCOCHETE, HISTÓRIA


Photo Ana Ferraz

Desde há 28 mil anos, que a região de Alcochete é habitada pelo homem, devido aos seus recursos naturais (caça e pesca).Já na nossa Era, entre os séculos I e V, os romanos implantaram uma olaria que produzia ânforas, ficando o local conhecido como “Porto dos Cacos”.
Por este território passaram, além dos romanos, os visigodos e os árabes.
Estes últimos terão fundado a povoação de Alcochete entre os séculos VII e IX. O topónimo que dá nome ao concelho deriva de uma expressão árabe que significa “o forno”.
No século XII, D. Afonso Henriques ganha a praça de Alcochete que passou a ser domínio da Ordem de Santiago, ao integrar a área de “Riba Tejo”.
A época dos Descobrimentos marcou sobremaneira o território, permitindo-lhe viver um período áureo, patente nas obras da Igreja Matriz, no retábulo da Igreja da Misericórdia, na construção da Capela de Nossa Senhora da Vida, etc..
Em 1515, D. Manuel I, que nasceu nesta vila, concedeu-lhe Carta de Foral e Alcochete teve um surto de desenvolvimento, devido à protecção do rei e também da nobreza rural que possuía terras dentro e fora da vila.
Nos séculos seguintes, o povoado torna-se um importante centro da produção salineira, o que lhe permite um importante desenvolvimento económico.
Em meados dos século XX, factores como a decadência da pesca e da salicultura, bem como o desenvolvimento da circulação rodoviária, fazem com que o concelho se volte para a actividade agrícola e industrial como suporte da sua economia.


Região de Setúbal Online

1 Comments:

Blogger O Restaurador said...

I Encontro de Blogues de Vila Viçosa

Dia 22 de Julho venha até Vila Viçosa conviver com os seus amigos, traga a sua família, tenha a oportunidade de se maravilhar com a beleza de Vila Viçosa, passe um dia diferente no I Encontro de Blogues de Vila Viçosa!

Divulgue também o I Encontro de Blogues de Vila Viçosa, falando do mesmo no seu blogue, criando também um link. Pode criar um link personalizado, copiando o código do selo do I Encontro de Blogues de Vila Viçosa e colando-o no seu blogue.

Poderá obter mais informações em:

http://www.encontrodeblogues.pt.vu/
http://orestaurador.googlepages.com/home
http://orestauradordaindependencia.blogspot.com/
http://empregoalentejo.blogspot.com/
http://www.tabernainconformados.blogspot.com/
http://cidadela-dos-incultos.blogspot.com/
http://abata-afefe.blogspot.com/
http://quintoimperiodigital.blogspot.com/

Já somos 12 inscritos no I Encontro de Blogues de Vila Viçosa. Porque espera? Vamos descentralizar a blogosfera! Até Julho, em Vila Viçosa!

01 maio, 2006 11:00  

Enviar um comentário

<< Home