PONTAL DE CACILHAS: ALCOCHETE, TURISMO

sábado, maio 06, 2006

ALCOCHETE, TURISMO



O concelho de Alcochete oferece a possibilidade de um vasto olhar sobre o rio Tejo e Lisboa, com a Ponte Vasco da Gama em primeiro plano, enquanto se degusta uma caldeirada à fragateiro, um ensopado de enguias ou umas amêijoas à alcochetana.
Ao nível da arquitectura civil, a sua traça original encontra-se bem preservada. A tipicidade deste concelho pode ser constatada, por exemplo, no Bairro das Barrocas, local onde residiam os pescadores e salineiros.
Já a arquitectura religiosa encontra também em Alcochete vários locais dignos de visita, nomeadamente, a Igreja Matriz de Alcochete, a Ermida de Nossa Senhora da Vida e a Igreja da Misericórdia.
Impossível de contornar, é a importância das salinas na cultura e na história de Alcochete, outrora grande centro da salicultura.
Actualmente, do conjunto de salinas que existiam à beira Tejo, apenas uma – a Salina do Brito – produz sal.
Relacionado com a memória da sua extracção, existe o Núcleo do Sal, um dos núcleos do Museu Municipal.
Também o gosto pelos cavalos e pelos touros marca as gentes de Alcochete e a festa brava faz parte dos seus costumes.
Testemunha disso é o Museu Taurino.De visita obrigatória é a Reserva Natural do Estuário do Tejo, parte da qual está integrada no território do município.Das várias festas e romarias que têm lugar no concelho, destaque para a Festa de S. João Baptista – 24 de Junho, feriado municipal -, as Festas do Barrete Verde e das Salinas – início de Agosto, e a Confraternização Camponesa de S. Francisco – 2ª semana de Junho.
Região de Setubal Online