PONTAL DE CACILHAS: ALMADA, HISTÓRIA

domingo, maio 28, 2006

ALMADA, HISTÓRIA


Photo Luis Villas - Igreja do Pragal

As recentes investigações arqueológicas efectuadas na área urbana de Almada demonstram que esta foi habitada pela primeira vez há cerca de cinco mil anos.
Registam-se também a presença de gentes fenícias e romanas, bem como muçulmanas.
Aliás, a designação Almada vem precisamente do árabe al-ma’din, que significa mina, numa possível referência à riqueza aurífera das minas que existiriam na zona.
Almada foi conquistada em 1147, pelos cristãos de D. Afonso Henriques, e passou ser propriedade dos Cavaleiros de Santiago mediante carta assinada por D. Sancho I, em 1186.
Este monarca deu-lhe carta foral 4 anos depois.
Em 1191, devido a uma nova invasão muçulmana, que arrebatou os castelos de Alcácer do Sal e Palmela, Almada é destruída.
O seu repovoamento foi possivelmente anterior a 1201, e a comunidade retomou uma vivência baseada no foral de 1190.
Durante o século XIII dá-se um ligeiro aumento demográfico e a via fluvial do Tejo adquire uma importância progressiva, devido ao crescente intercâmbio entre Almada e Lisboa.
Nesta região, destacava-se não só a presença da nobreza que aí ia descansar, mas também a localização geográfica do seu porto, no qual se abasteceram naus e caravelas, antes de partirem para os descobrimentos.
Entre os séculos XVI e XVIII, a vila cresce muito lentamente e o terramoto de 1755 causou estragos consideráveis no território.
Só em finais do século XIX, Almada recupera e o seu crescimento demográfico não mais parou.
O forte movimento associativo e a industrialização são os grandes responsáveis pela fisionomia que a região ganhou já no século XX.
Desde o final da década de 40 ao início dos anos 70 verificou-se um grande fluxo migratório, e em 1973 acentuou-se o sector terciário.
Pela sua história, o desenvolvimento demográfico e urbanístico, as vias de comunicação, a distribuição domiciliária de água e electricidade, a rede de saneamento, o forte crescimento industrial e comercial, o notável movimento associativista e os diversos serviços de natureza social, educacional e cultural, Almada é elevada a cidade em 21 de Junho de 1973.
Região de Setubal Online