PONTAL DE CACILHAS: ALMADA, PATRIMÓNIO

terça-feira, junho 06, 2006

ALMADA, PATRIMÓNIO


Photo Sapo

O património de Almada é muito rico, especialmente na sua vertente cultural e religiosa.
Almada está incontornavelmente ligada ao Monumento ao Cristo Rei. Situado no planalto da cidade, foi construído com base numa promessa dos Bispos de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus: a neutralidade do país na 2ª Grande Guerra foi a condição da sua edificação.
Foi inaugurado a 17 de Maio de 1959 e possui as impressionantes dimensões de 110m por 16m.
Na Quinta do Barral, situa-se o Museu da Cidade.
Aqui, promove-se a observação e estudo da cidade enquanto ponto de encontro privilegiado de diferentes culturas, bem como a participação e dinamização cívica e a preservação da memória e das heranças culturais e históricas da região.Na zona de Almada Velha, estão situados vários museus, desde o Núcleo Museológico da Água, que mostra a evolução do abastecimento da água no concelho de Almada e tem patente uma exposição permanente intitulada "Do Subsolo à Torneira", ao Núcleo Naval, detentor de um enorme espólio referente à ligação secular da área ribeirinha ao rio a ao mar, com destaque para a construção naval tradicional em madeira.
Existe também o Núcleo Medieval / Moderno, onde se encontra um vasto espólio arqueológico e histórico relacionado com o período medieval da cidade.
A Casa da Cerca está integrada no conjunto patrimonial da Quinta da Cerca e funciona, actualmente como Centro de Arte Contemporânea.
A sua arquitectura apresenta um estilo setecentista , predominantemente barroco.
O Castelo de Almada é de origem árabe, mas, devido às inúmeras transformações que tem sofrido, da sua original edificação são muito poucos os vestígios.
É composto por um grupo de fortificações dos séculos XVI e XVII.
Ainda é visível uma torre do tempo de D. Manuel.
Actualmente, alberga o quartel da GNR.
Na Sobreda, destaque para o Solar dos Zagallos.
No reinado de D. João II, foi uma casa agrícola e sofreu várias transformações nos séculos XVIII, XIX e XX.
É composto de dois pisos, vários varandins e janelas, escadaria exterior e possui um vasto espólio de azulejos, além de um excelente jardim.
O Centro de Artes Tradicionais Solar dos Zagallos funciona nas suas instalações.
No património religioso, podemos destacar, no Largo do Monte da Caparica, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, edifício barroco com um interior revestido de painéis de azulejos azuis recortados sobre esmalte branco.
O altar-mor possui um retábulo de talha neoclássica, onde se pode admirar uma escultura em madeira de Nossa Senhora do Monte.
Junto ao Castelo de Almada fica situada a Igreja de Santiago, antiga Igreja Matriz de Almada.
A capela-mor do monumento possui um tecto em abóbada de pedra, estilo manuelino, e o altar-mor detém algumas lápides sepulcrais e valiosos azulejos do século XVIII.
Na Caparica, situa-se o Convento dos Capuchos, mandado edificar por Lourenço Pires de Távora, em 1558 e doado depois à Ordem dos Franciscanos.
A fachada do edifício é composta por um triplo pórtico de colunas simples.
A igreja possui dois painéis de azulejos ilustrativos dos sermões de Santo António.
Em 1630, foi alvo de obras de ampliação e beneficiação.
Em 1950, a autarquia adquire o convento, onde actualmente se realizam vários eventos culturais, dos quais se destacam o Festival de Música dos Capuchos.


Região de Setúbal Online