PONTAL DE CACILHAS: BARREIRO, HISTÓRIA

quinta-feira, junho 29, 2006

BARREIRO, HISTÓRIA


Photo Guta de Carvalho

Na Ponta da Passadeira, existiu um povoado, há cerca de 5 mil anos, embora haja vestígios de ocupação humana no Paleolítico, com perto de 30 mil anos. As origens do concelho remontam a 1147 e estão ligadas aos freires da Ordem de Santiago, embora a vila em si só tenha surgido no século XVI, quando recebeu carta foral de D. Manuel I.
O seu topónimo tem relação com o local onde os primeiros “barreirenses”, pescadores oriundos do Algarve, exerciam a sua profissão: na barra do Porto de Lisboa.
Durante a época dos Descobrimentos, o Barreiro adquiriu uma importância estratégica, devido à construção naval e ao fabrico de biscoitos para as naus portuguesas.
Mais para o interior, a terra fértil da região deu origem a várias quintas agrícolas.No século XVIII, o concelho ficou marcado pelo surgimento da proto-indústria ou indústria manufactureira.
Mas foi com a abertura do primeiro troço ferroviário a sul do Tejo, em 1861, que o Barreiro viu o início do que seria um grande desenvolvimento industrial.
Desenvolvimento esse que caracterizou o concelho durante mais de 150 anos e o transformou no principal eixo na ligação norte/sul de Portugal.
Também com o surgimento do caminho-de-ferro, desponta a indústria corticeira, por volta de 1865.
Em finais desse século, o Barreiro foi um dos centros corticeiros mais importantes no país, mas, gradualmente, esta actividade desapareceu completamente do território, onde, hoje em dia, existe apenas uma fábrica, já desactivada.Já no século XX, 1907, surgem em cena as indústrias químicas, pela mão de Alfredo da Silva, e teve início a transformação que tornou o concelho num significativo complexo industrial.No dia 28 de Junho de 1984, a vila do Barreiro alcançou o estatuto de cidade.
Região de Setúbal Online