PONTAL DE CACILHAS: BARREIRO, PATRIMÓNIO

domingo, julho 02, 2006

BARREIRO, PATRIMÓNIO



Na Rua do Convento (Alto do Seixalinho), situa-se o Convento Madre de Deus da Verderena, cuja construção teve início em 1591 e terminou somente 18 anos depois.
Fundado por D. Francisca de Azambuja, sofreu várias alterações ao longo dos séculos.
Do templo original, restam o pórtico da fachada sul, a entrada principal, algumas cantarias e um conjunto de fragmentos de azulejos. Em 1995, é alvo de obras de restauro e recuperação.
A Igreja da Misericórdia, na Pr. de Sta. Cruz, foi erigida em 1569 pela Irmandade local de Misericórdia.
O edifício é pequeno, de nave única e o seu interior é revestido com azulejos do século XVIII, com destaque para dois painéis ilustrativos da vida de S. João Baptista.
O Portal da Ermida de S. Sebastião pertencia à ermida que lhe dá o nome e que foi destruída aquando do terramoto de 1755. Este elemento arquitectónico, parte integrante da Igreja de S. Francisco, a partir do século XVIII, foi construído no século XVI.
Situado na Rua Serpa Pinto (Barreiro), é feito de cantaria e decorado com motivos vegetalistas, bem ao estilo manuelino.
Em Coina, encontra-se a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, inicialmente uma igreja datada do século XVIII e integrada na Quinta de S. Vicente.
Destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruída no século XX, reabrindo ao culto da santa que lhe dá o nome.
É um templo de arquitectura em estilo vernacular pombalino e possui paredes de alvenaria. Da sua construção original, ostenta ainda um alpendre em colunata arquitravada.
A Casa Museu Alfredo da Silva, antiga habitação do industrial que lhe dá o nome, alberga um acervo histórico de documentos pessoais e ligados à sua actividade.
Na década de 90, do século XX, a casa acolheu o espólio proveniente da Fábrica Sol, Alcântara.
Está situada na Zona Industrial da Quimiparque. O Armazém 117, Rua 11, Parque Industrial da Quimiparque, acolhe as Reservas Museológicas Visitáveis da Câmara Municipal do Barreiro.
Este espaço reúne um importante património móvel, relacionado não só com a História do concelho, mas também com a sua cultura.
Os Moinhos de Maré e de Vento são elementos incontornáveis do património barreirense. O Moinho de Maré mais antigo do concelho remonta ao século XV, enquanto os de Vento são mais recentes, datados dos séculos XVIII e XIX.

Região de Setubal Online