PONTAL DE CACILHAS: BARREIRO, TURISMO

quarta-feira, julho 05, 2006

BARREIRO, TURISMO



A oferta turística no Barreiro divide-se entre pontos de interesse histórico ou lúdico, passeios pela natureza, não esquecendo a sua gastronomia e festas tradicionais.
Entre os pontos de interesse histórico, destaca-se o Campo Arqueológico de Coina com a Real Fábrica de Vidros Cristalinos (1719 - 1747), uma manufactura mandada construir por D. João V.
Foi considerada, na época, um importante empreendimento industrial no que se refere à área de implantação (cerca de 4000 m2), à capacidade produtiva para a época e à natureza e originalidade dos seus produtos (fornos de fusão, vidro branco, vidro verde e chapa de vidro para vidraça e espelho).
O Complexo Real de Vale de Zebro, situado na Escola de Fuzileiros Navais, era constituído por 27 fornos de biscoito, armazéns de trigo, cais de embarque e um moinho de maré de 8 moendas, além de vastas áreas de pinhal circundante.
O edifício, propriedade da Marinha Portuguesa, foi em parte consagrado ao Museu do Fuzileiro.A natureza tem também neste concelho marcas únicas.
A Mata Nacional da Machada, constituída pelo antigo Pinhal de Vale de Zebro e pela Quinta da Machada, considerada o “Pulmão da Cidade”, é um local privilegiado para actividades de recreio e lazer.
Possui um parque de merendas e diversos fontanários, para além de um Centro de Educação Ambiental e uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas.
Os Parque da Cidade e o Parque Catarina Eufémia são locais a visitar pelo contraste que apresentam entre os ritmos urbanos e o contacto com a natureza.
O concelho do Barreiro oferece aos seus visitantes um leque de passeios muito vasto, entre os quais, o passeio ribeirinho Augusto Cabrita, uma zona com uma excelente vista sobre o Tejo, composta por uma zona de lazer com um parque infantil, relvados, piscinas, clube naval e locais de restauração.
Aqui também pode ser observado o moinho de vento do Jim, construído em 1827.De destacar são os Passeios de Domingo pelo Património do Barreiro, uma iniciativa realizada no último domingo de cada mês, entre os meses de Janeiro e Novembro, e os Passeio no Varino Pestarola.
Ao falar do Barreiro, não podemos descurar as suas festas tradicionais, realizadas no princípio do mês de Agosto, que passam pelos concertos musicais e pela famosa Feira do Barreiro, entre outras actividades.
Quanto à gastronomia, o Barreiro, pela sua proximidade ao Rio Tejo, possui uma oferta rica em pratos de peixe, como as caldeiradas, as massadas e as cataplanas.
Na doçaria, destacam-se a Enxovalhada do Barreiro, o Bolo de Côco e os Matateus.


Região de Setúbal Online