PONTAL DE CACILHAS: GRANDOLA, PATRIMÓNIO

quarta-feira, julho 12, 2006

GRANDOLA, PATRIMÓNIO



O património do concelho de Grândola é predominantemente religioso, mas é incontornável a importância das ruínas de Tróia.
Situam-se na freguesia do Carvalhal e apesar de existirem referências desde o século XVI, as primeiras escavações realizadas no local datam do século XVIII.
Os trabalhos arqueológicos aí efectuados puseram a descoberto vestígios de uma vida urbana intensa, onde a actividade industrial e a religião tinham o seu espaço.
A Igreja Matriz de Grândola encontra-se na Praça Marquês de Pombal. Edificada ao longo dos séculos XV e XVI, foi alvo de várias obras de reconstrução e reparação até 1990.
É composta por uma única nave com coro alto em madeira.
Possui capelas laterais cujas paredes estão cobertas por azulejos com retábulos de talha dourada e pintada.
Os tectos são forrados a madeira pintada com motivos geométricos e acolhe um retábulo-mor, de estilo neoclássico, com imagens de Cristo na cruz e de Nossa Senhora com o Menino. Na Serra de Grândola, e a dois quilómetros da vila, situa-se a Ermida da Nossa Senhora da Penha de França, um edifício religioso do Séc. XVIII, forrado com painéis de azulejos azuis e brancos e, na capela-mor, de azulejos historiados.
Igreja de São Pedro, em Grândola, apresenta uma capela lateral do estilo Gótico Alentejano, do século XVI e o seu edifício já serviu de armazém da Câmara Municipal, sendo, actualmente, utilizado para eventos de carácter cultural.
Junto à igreja ainda hoje existem casas que serviram de Recolhimento às Freiras da Ordem do Carmo.
A Capela de Nossa Senhora de Tróia, junto à Caldeira, não tem muitas informações sobre a sua construção.
Coloca-se a hipótese de, em 1482, existir nesse local uma ermida que possivelmente esteve na origem da capela actual.
Vestígio desse templo é a porta que separa as duas pequenas sacristias do edifício, num gótico tardio de finais do século XV.
Região de Setubal Online

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viva o Alentejo, Viva o "Deserto".
ass. Uma Grandolense

04 julho, 2007 18:43  

Enviar um comentário

<< Home