PONTAL DE CACILHAS: GRANDOLA, TURISMO

quinta-feira, julho 13, 2006

GRANDOLA, TURISMO



O concelho de Grândola possui uma riqueza ambiental paisagística, onde subsistem ecossistemas de elevado valor - a Reserva Natural do Estuário do Sado, a Reserva Botânica das Dunas de Tróia e a Serra de Grândola.
O Museu Mineiro do Lousal está situado na freguesia de Azinheira dos Barros.
Na sua origem está a mina do Lousal, explorada entre 1900 e 1988, data em que foi dada como encerrada a sua actividade extractiva.
A Pata do Cavalo, situada na mesma freguesia, é considerado o maior monumento megalítico conhecido da cultura dos "tholoi", apenas superado pelo do Barro, em Torres Vedras, que pertence a uma outra civilização.
A Necrópole das Casas Velhas,em Melides, o Monumento Megalítico do Lousal, em Azinheira dos Barros, as Ruínas Romanas de Tróia, no Carvalhal, as Ruínas Romanas do Cerrado do Castelo e a Barragem Romana do Pego da Moura, ambas situadas em Grândola, são outros dos locais de destaque no acervo histórico cultural e turístico do concelho.
Grândola é também uma região rica em artesanato, destacando-se a bijuteira com raízes, a cerâmica, os cestos e alcofas em palma, o fabrico de botas alentejanas, assim como as miniaturas em madeira e cortiça e os quadros em cabedal com trevos.
Quanto à Gastronomia, no concelho grandolense, podem ser apreciados pratos como a açorda alentejana, a sopa de peixe, o ensopado de enguias ou a carne de porco com amêijoas.
As praias de Grândola são mais uma das maravilhas do concelho, nomeadamente Melides, Carvalhal e Comporta.
Região de Turismo Online