PONTAL DE CACILHAS: 40 ANIVERSÁRIO DA PONTE 25 DE ABRIL

domingo, agosto 06, 2006

40 ANIVERSÁRIO DA PONTE 25 DE ABRIL















No dia da inauguração, a 6 de Agosto de 1966, milhares de motoristas fizeram fila para estrear a então Ponte Salazar, rebaptizada após a queda do regime salazarista, a 25 de Abril de 1974.
A travessia entre Alcântara (Lisboa) e Pragal (Almada) foi inaugurada seis meses antes do previsto e após quatro anos de obras.
Embora tivesse um túnel para a estrada de ferro, só em Julho de 1999 passou a ter comboio de passageiros, circulando sob a pista reservada aos automóveis.

A enorme estrutura em aço, pintada de vermelho e suspensa por cabos ligados a duas grandes torres, que a mantêm firme em caso de terramoto, assemelha-se à ponte de São Francisco, na Califórnia, construída 30 anos antes.

A empreitada da ponte de Lisboa, concedida ao consórcio liderado pela norte-americana United States Steel Export Company, teve início no dia 5 de Novembro de 1962, quase um século depois de terem sido apresentadas as primeiras propostas para uma travessia no Tejo.
Os custos da obra, 2,2 milhões de contos, foram recuperados com as receitas das portagens e do imposto aplicado, por decreto, a terrenos e prédios na margem sul, valorizados com a nova via.
Quando foi inaugurada, a 25 de Abril era a maior ponte suspensa da Europa e a quinta maior do mundo. Hoje, ocupa o 17º lugar no ranking mundial.

Com a ponte, que aproximava a margem sul da capital, Almada rapidamente se transformou em cidade-dormitório: a população duplicou e aumentaram as construções clandestinas.
No caso de zonas vizinhas, como o Seixal, a população residente quadruplicou em 20 anos, segundo dados do Censo de 1981.
Mais a Sul, o turismo na região do Algarve também disparou com a nova ponte.
Photos Luis Villas
Texto Portugal Diário