PONTAL DE CACILHAS: MOITA, HISTÓRIA

terça-feira, agosto 29, 2006

MOITA, HISTÓRIA



Vestígios arqueológicos descobertos na jazida do Gaio, atestam a possível existência de um povoado neolítico, com cerca de 6 mil anos, cuja sobrevivência estaria baseada na pesca e recolecção de moluscos.
Sobre os povos que eventualmente tenham ocupado esta zona, antes de ser constituída a nacionalidade portuguesa, não há sinais.
Sabe-se que a região era composta por sapais, matos, charnecas e pinhas e que estava sob a tutela da Ordem Militar de Santiago.
No século XIII, foi esta entidade que criou o concelho do Ribatejo, cujo território englobava a região entre o rio Coina e a Ribeira das Enguias.
Há já referência à povoação de Alhos Vedros, mas não à da Moita, o que leva a supor a sua inexistência neste período.No início do século XVI, com a extinção do concelho do Ribatejo, a região de Alhos Vedros passa a contar com uma freguesia de seu nome Moita, cuja fundação crê-se datada da segunda metade do século XIV.
Os seus primeiros habitantes terão sido salineiros e lenhadores, aí estabelecidos devido à exploração do sal e dos recursos florestais.
Em 1514, D. Manuel passa carta de foral ao povoado da Moita.O domínio Filipino trouxe a esta zona, um período de crescimento, passando a ser um importante ponto de passagem entre o sul do país, Castela e Lisboa.
No início da década de 90 do século XVII, Moita eleva-se a vila, pela mão de D. Pedro II e é criado o concelho, devido à sua intensa actividade fluvial e consequente desenvolvimento económico.
No ano de 1855 o concelho da Moita é extinto e depois restaurado novamente e seis anos depois passa a abranger a antiga vila de Alhos Vedros.
Em 1895 é novamente extinto, mas em 1898 foi definitivamente restaurado.
Nesta época, já o sistema económico tradicional estava em fase de declínio, bem como os transportes fluviais, a cultura da vinha e a exploração salineira.
Apesar de, no início do século XX, o concelho da Moita ainda apresentar um cariz rural e marítimo, foi a partir dos anos 60 que assume um grande crescimento urbano e económico, perdendo a zona ribeirinha e apostando na indústria e nos transportes terrestres.
Nos dias de hoje, o concelho da Moita assume um crescimento urbano moderado, sendo que a maioria da sua população residente trabalha fora do concelho, nomeadamente em Lisboa, Almada, Barreiro e Setúbal.

Região de Setúbal Online

1 Comments:

Blogger António Caeiro said...

boa tarde, aqui estou eu a dar uma voltita pela blogosfera.

05 setembro, 2006 16:02  

Enviar um comentário

<< Home