PONTAL DE CACILHAS: MOITA, PATRIMÓNIO

domingo, setembro 17, 2006

MOITA, PATRIMÓNIO



O património da moita reside, maioritariamente, nas suas igrejas e capelas.Em Alhos Vedros, no Largo da Igreja, encontra-se a Igreja de São Lourenço (Igreja Matriz de Alhos Vedros).
O edifício remonta aos finais do século XIII, mas a sua nave pertence ao século XVII. As suas paredes são revestidas com azulejos de 1749, descritivos de passagens da vida de S. Lourenço.
Apesar de só se encontrar classificada a capela de São Sebastião, a igreja possui ainda as capelas de S. João Baptista e Nossa Senhora dos Anjos.
A Capela da Santa Casa da Misericórdia situa-se na freguesia de Alhos Vedros e terá sido construída em 1587 com as receitas da instituição que lhe dá o nome e donativos de benfeitores. É constituída por uma nave com tecto de madeira, e as suas paredes revestem-se de azulejos datados do século XVIII.
O altar-mor tem um retábulo de talha dourada, evidenciando características maneiristas dos finais do século XVII.Na freguesia da Moita, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.
O edifício remonta aos inícios do século XVII, e é constituído por uma única nave, com paredes revestidas de azulejos azuis e brancos do século XVIII, e com púlpito de pedra localizado no centro. A capela mor é composta por um altar em talha dourada dos inícios do século XVII.
A Capela do Rosário, situada na freguesia do Rosário, foi construída em 1532, por Coome Bernardes de Macedo, proprietário da Quinta de Montim, e apresenta um arco e um portal de estilo Manuelino.
O Moinho de Maré do Cais de Alhos Vedros é um edifício do início do século XVII e pertenceu à família de Tristão Mendonça Furtado, os fidalgos da “Casa da Cova”.
Este moinho está integrado no complexo industrial moageiro da margem sul e em 1986, com vista a um aproveitamento museológico, foi adquirido pela Câmara Municipal da Moita.
Ainda em Alhos Vedros, pode ser visto o Poço Mourisco. Um poço quinhentista, decorado com elementos colhidos da natureza, destacando-se o ramo de oliveira com azeitonas, a flor de liz e a cabeça, símbolo da ordem de Santiago.


Região de Setúbal Online