PONTAL DE CACILHAS: MOITA, TURISMO

segunda-feira, setembro 18, 2006

MOITA, TURISMO



O concelho distingue-se por três áreas naturais: as zonas húmidas, ribeirinhas, as zonas húmidas dos vales interiores e a zona de encostas e planaltos, onde se podem observar várias espécies animais e vegetais.

Além destas três áreas naturais, destaca-se a bacia central do Rio da Moita, cuja bacia hidrográfica se inicia na vertente norte da cadeia montanhosa da Serra da Arrábida.
Para além desta bacia, existem ainda mais duas, embora mais pequenas: a bacia do Vale da Amoreira e a do Vale do Grou na zona poente do concelho.

A actividade naval é outra das grandes atracções do território da Moita. Barcos como os Botes, Faluas, Varinos e Fragatas tiveram um grande desenvolvimento nesta área, daí o varino “O Boa Viagem, e o bote “A Pombinha” já fazerem parte do património do concelho.

Da actividade fluvial ligada ao transporte de produtos para a cidade de Lisboa, é de salientar o Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e o núcleo oficinal, no Gaio, formado pelo Estaleiro, Oficina de Velas e Ferreiro Naval, ambos vocacionados para a reconstrução das antigas embarcações do Tejo, convertendo-os em barcos de recreio.

Nestas embarcações o destaque vai para as pinturas tradicionais do Mestre José Lopes e seus primos José e Luís Raimão.

Indispensável é uma visita às aldeias Gaio e Rosário, onde permanecem o colorido e a arquitectura locais.A moita apresenta ainda, um conjunto muito vasto de festas tradicionais: as Festas de Nossa Senhora da Boa viagem (Setembro), S. José Operário (Julho), Nossa Senhora dos Anjos (Julho), Nossa Senhora do Rosário (Agosto), Nossa Senhora da Graça (Setembro) e Nossa Senhora da Atalaia (Outubro).

Além das festas, destaca-se ainda o folclore, as danças de salão e a tradição tauromáquica da região.

Quanto à gastronomia o concelho da Moita tem para oferecer, nas entradas, a salada de búzios, os cogumelos com linguiça e ovos ou ainda a alheira de caça com grelos e ovos de codorniz.

A massada de peixe e os escalopes em molho cigano são outras das delícias gastronómicas da região.

Para sobremesa, as tradicionais farófias à moda da Moita.

Região de Setúbal Online