PONTAL DE CACILHAS: PASSEIO RIBEIRINHO DO GINJAL, ALMADA

terça-feira, setembro 26, 2006

PASSEIO RIBEIRINHO DO GINJAL, ALMADA



O Ginjal compreende toda a extensão da margem sul do Tejo que medeia entre a antiga estação de embarque de Cacilhas e os armazéns situados no cais, junto às escadinhas que dão acesso a Almada pela Boca do Vento, incluindo os antigos lugares do Cubalinho, Cubal e a Praia das Lavadeiras.

Esta zona ribeirinha possuía grande tráfego fluvial devido à existência, no século XVIII, de dois portos de mar na orla ribeirinha do Tejo - Fonte da Pipa e Cubal - realizando-se aí o transporte de passageiros e de mercadorias.

As mais antigas residências do Ginjal datam do final do século XVII, início do século XVIII. Foi durante o século XVII que surgiram os grandes armazéns de vinhos, vinagres e azeites, produzidos em excedente no concelho e posteriormente escoados pelo rio até Lisboa. Estas actividades são gradualmente complementadas por serviços artesanais, tanoaria, conserva de peixe, oficinas e armazéns de aprestos navais, armazéns de isco e frigoríficos.

A segunda metade do século XIX assiste à implementação e consolidação da indústria de construção naval.

De Cacilhas ao Olho de Boi, passando pela Fonte da Pipa, existe uma imensa carga histórica a preservar e um leque de projectos que visam a dinamização económica de todo este passeio ribeirinho, ligando o Núcleo Histórico ao Cais do Ginjal, concedendo uma importante posição à área da restauração, do lazer e do recreio.

Almada Informa

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande sítio esse

11 março, 2007 12:39  
Anonymous Anónimo said...

Um sítio lindo: armazéns históricos, vista agradável.. Tenho muita pena k nestes últimos anos tenha sido vandalizado...Tudo isto poderia ser nosso, mas o ser humano é o único ser que destroi por prazer!

22 julho, 2007 03:09  
Anonymous Anónimo said...

(continuando o comentário de há bocado).. de maneira k, se o sítio não pode ser todos pk acaba destruído...k o tornem particular, e o recuperem depressa!

22 julho, 2007 03:15  

Enviar um comentário

<< Home