PONTAL DE CACILHAS: MONTIJO, HISTÓRIA

quinta-feira, outubro 05, 2006

MONTIJO, HISTÓRIA



A zona do Montijo tem registo da presença humana desde o Período do Paleolítico. Testemunhas dessa presença são os achados arqueológicos descobertos neste território.
Quanto a registos documentais, os primeiros remontam ao século XII (1186), quando foi objecto de doação aos cavaleiros da Ordem de S. Tiago de Espada, por D. Sancho I.
Durante a Idade Média e até ao reinado de D. Manuel I, o Montijo, que até 1930 foi denominado por Aldeia Galega, fazia parte do Concelho do Ribatejo.
Apesar de ser uma povoação algo reduzida gozava de algum prestígio, não só pelo seu desenvolvimento económico como também pela sua localização estratégica, entre Lisboa, o sul do país e Espanha.A 15 de Setembro de 1514, o monarca (D. Manuel I) passou-lhe Carta de Foral e, historicamente, nasceu o concelho de Aldeia Galega.
A sua peculiar delimitação territorial é explicada pela autonomia municipal de Canha até meados do século XIX. Uma vez que a maior parte dos proprietários rurais desta zona residiam no concelho de Aldeia Galega não se justificava o pagamento de contribuições num outro concelho e Canha acabou por ser anexada.
Em 1900, Montijo tinha uma população de 10.538 habitantes e era parte integrante do distrito Administrativo de Lisboa.
Constituído por 3 freguesias - a freguesia da vila, Canha e Sarilhos Grandes – vivia numa época de prosperidade económica.Em 1985, a antiga Aldeia Galega é elevada a Cidade e são criadas mais freguesias, contando no total com 7: Montijo, Canha, Sarilhos Grandes, Pegões, St.º Isidro de Pegões, Atalaia e Alto Estanqueiro/Jardia.
Em 1989, o concelho do Montijo fica com a configuração dos nosso dias, aquando da criação da freguesia de Afonsoeiro.

Região de Setúbal Online

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostaria de assinalar aqui que esta fotografia é da minha autoria e que se encontra sob licença creative commons, de modo que por lei os meus créditos devem ser respeitados. Assim, agradeço que lhe seja acrescentado o nome do autor (Vitor Oliveira) e a ligação ao endereço http://www.flickr.com/photos/vitor107/sets/
Obrigado.

26 maio, 2007 21:00  

Enviar um comentário

<< Home