PONTAL DE CACILHAS: MONTIJO, TURISMO

sábado, outubro 07, 2006

MONTIJO, TURISMO



O concelho do Montijo oferece uma diversidade de opções em termos turísticos, não esquecendo as suas tradicionais gastronomia e doçaria, das quais se destaca a caldeirada à pescador, lombo assado à Montijo, aldeanos e queijadinhas de Montijo.
Os vinhos de Pegões e St. Isidro de Pegões são também bons motivos para visitar este concelho.
De destacar ainda as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, em finais de Agosto, e as Festas Populares de S. Pedro, que se celebram nos finais de Julho, princípios de Julho.
Possui diversos pontos de interesse turístico, desde a Praça de Toiros, o Jardim da Casa Mora, a Ribeira de Canha, o Moinho de Vento Esteval, entre outros. “A Arte Azulejar nos Edifícios Religiosos do Concelho de Montijo” é um dos roteiros turísticos organizado pela Câmara Municipal, através do qual se pretende mostrar os exemplos de azulejaria do concelho.
Na Zona Oeste ou Estuariana, o espaço ribeirinho ganha protagonismo, com a sua vista privilegiada sobre Lisboa e o rio Tejo, e seu património avifaunístico.
O Museu Municipal organiza passeios no rio, em duas canoas típicas da faina de outrora: Deolinda Maria e Lubélia Maria.
A Zona Este ou da Charneca, onde predominam as paisagens agrícolas e florestais, é palco de dois roteiros, uma organização da Câmara Municipal, através dos quais se contacta com a realidade rural do Montijo.
“Montijo... e o campo aqui tão perto” oferece um percurso que associa o património da cidade ao património natural das freguesias de Canha e Pegões. “Trilhos de Canha” é uma outra alternativa, caso se prefira a tranquilidade e beleza do campo.

Região de Setúbal Online

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostaria de assinalar aqui que esta fotografia é da minha autoria e que se encontra sob licença creative commons, de modo que por lei os meus créditos devem ser respeitados. Assim, agradeço que lhe seja acrescentado o nome do autor (Vitor Oliveira) e a ligação ao endereço http://www.flickr.com/photos/vitor107/sets/
Obrigado.

26 maio, 2007 20:58  

Enviar um comentário

<< Home