PONTAL DE CACILHAS: PALMELA, PATRIMÓNIO

quarta-feira, outubro 11, 2006

PALMELA, PATRIMÓNIO



O concelho de Palmela possui um património religioso muito rico, com muitas igrejas e capelas históricas e de renome.
De edificação incerta, o Castelo de Palmela é talvez um dos mais privilegiados monumentos do concelho. Possivelmente, terá tido por base edificações árabes, reforçadas a mando de D. Afonso Henriques.
Até ao século XVIII foi alvo de várias obras de reconstrução, ampliação e reparação. Possui grande interesse pelo seu conjunto de fortificações medievais e modernas.Situada no Castelo de Palmela, a Igreja de Santiago foi construída pela Igreja Conventual da Ordem de Santiago de Espada, na 2ª metade do século XV.
O seu interior, composto de três naves, apresenta uma decoração com azulejos dos séculos XVII e XVIII e tem sob um arco sólio manuelino, a arca tumular de D. Jorge (1481-1559), último mestre da Ordem de Santiago.
Esta arca ossário em brecha da Arrábida é composta por dois leões e armas dos Lencastres. Este edifício serve de palco para a organização de exposições de arte contemporânea e de retrospectivas históricas.
No interior das muralhas do castelo, encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, a primeira paroquial de Palmela, fundada no século XII. Na sua sacristia está instalado o Gabinete de Estudos Sobre a Ordem de Santiago.
Também no castelo, existe o Núcleo Museológico do Castelo de Palmela, nas antigas casamatas e cisterna do edifício.
Este espaço, dedicado às escavações arqueológicas efectuados na fortaleza e na vila, retrata a história da ocupação humana no concelho.
O Edifício dos Paços do Concelho é outro dos monumentos patrimoniais do concelho de Palmela. Situado no mesmo largo que a Igreja Matriz, o edifício seiscentista, apresenta o Salão Nobre decorado com retratos murais dos reis de Portugal.
No século XVIII serviu de sala de audiências do tribunal.Em Palmela situa-se ainda a Igreja de S. Pedro, um monumento medieval datado do século XVI, composto por três naves de estilo maneirista.
O seu interior é revestido com azulejos de 1740 que representam passagens da vida do orago.
O seu retábulo é de estilo rococó e o adro foi usado como cemitério e mercado no século XVI.
No Largo Duque de Palmela fica localizada a Igreja da Misericórdia, datada de 1566, e construída para "auxiliar o corpo e o espírito" dos necessitados.
É constituída por uma só nave, e o seu interior apresenta um altar de talha, estilo nacional e um tecto de madeira pintada a três planos.
As suas paredes são revestidas de azulejos. Algumas personalidades ilustres de Palmela foram sepultadas neste espaço.
Anexado à igreja está o antigo Hospital da Misericórdia (século XVII).
Em Cabanas, situa-se a Capela de S. Gonçalo, um pequeno templo de romaria, de planta octogonal e alpendrada hipóstila.
Pensa-se que terá sido construída no século XVI e os seus proprietários os Marqueses de Minas, detentores da Quinta da Torre.
Esta capela está ligada ao culto da protecção do gado.Na freguesia do Pinhal Novo, encontra-se a Capela de S. José.
Concluída em 1874, serviu de local para a primeira farmácia e escola.
No seu átrio, costumam reunir no último Domingo de Agosto, vários círios da Romaria a Nossa Senhora da Atalaia.
De traça provavelmente seiscentista, situa-se no mesmo largo que a Igreja Matriz.
O Salão Nobre é decorado com retratos murais dos reis de Portugal até D. Manuel I.
No século XVIII serviu de sala de audiências do tribunal.
Poucos anos após o terramoto de 1755, julga-se que funcionavam conjuntamente no edifício o Tribunal, a Câmara, o açougue e a prisão.

Região de Setúbal Online