PONTAL DE CACILHAS: SANTIAGO DO CACÉM, HISTÓRIA

sábado, outubro 21, 2006

SANTIAGO DO CACÉM, HISTÓRIA



Escavações arqueológicas realizadas no Castelo Velho, onde se encontram as ruínas romanas de Miróbriga, testemunham que as origens de Santiago do Cacém remontam à pré-história.
O povoado foi fortificado, nesta altura, pelos Celtas e nos séculos III-II a.C. já mantinha importantes relações com centros civilizacionais do sul da península.Com a ocupação romana, no século V a.C., Miróbriga (nome de origem céltica) cresceu e tornou-se centro de uma área fortemente dedicada à agropecuária, com o seu Hipódromo, onde se realizavam corridas para treino de cavalos.
O povoado parece ter entrado em declínio cerca do século IV e, segundo consta, estaria já abandonada em 712, ano provável da chegada dos muçulmanos.
Estes baptizaram o território com o nome de Cacém, pensa-se que derivado de Kassen, governador árabe. Aí construíram um castelo.
Em 1157 foi tomada aos mouros pelos Templários, perdida em 1185 e recuperada um ano depois pelos freires de Santiago, a quem foi doada.
Desta doação deriva provavelmente o nome actual da comunidade: (Terra ou Vila ou Castelo de) Sant'Iago (que era) de Kassem.
Em 1191, foi recuperada pelos mouros e, em 1217 voltou definitivamente à posse dos cristãos, tendo D. Afonso II confirmado a doação de seu pai à Ordem dos Espatários.Entre 1315 e 1336, o Castelo esteve na posse da princesa D. Vetácia, aia e amiga da Rainha Santa Isabel, tendo, após a morte da sua proprietária, regressado à Ordem de Santiago, mantendo-se até 1594, data em que Filipe II o doou aos Duques de Aveiro.
Santiago do Cacém é sede de concelho desde 1512, data em que lhe foi concedida a carta de foral por D. Manuel I, e do seu termo fizeram parte as freguesias de Santa Catarina do Vale, Melides, Vila Nova de Mil Fontes e a Cidade de Sines.
Actualmente é composto por onze freguesias, incluindo a histórica vila de Alvalade, detentora de Foral Manuelino.

Região de Setúbal Online