PONTAL DE CACILHAS: SANTIAGO DO CACÉM, PATRIMÓNIO

terça-feira, outubro 24, 2006

SANTIAGO DO CACÉM, PATRIMÓNIO



Santiago do Cacém é uma região muito rica em paisagens naturais, no entanto o seu património construído não lhe fica atrás.Na arquitectura civil:A Casa da Rua 31 de Maio de 1834, situada em Alvalade, ficou conhecida por ter hospedado durante uma noite o rei D. Miguel, que estava a efectuar uma viagem de Évora para Sines.
O edifício apresentava uma frontaria com dois registos, o rés-do-chão com duas janelas de guilhotina e três portas, e o andar superior uma sacada corrida com balcão em ferro forjado e três janelas.
A casa foi destruída ainda nesse século, mas o edifício ainda pode ser observado num pormenor de um painel de azulejos localizados na Casa do Povo.
A Torre do Relógio encontra-se em Santiago do Cacém e foi construída entre 1667 e 1687 e destinava-se a receber o relógio que estava numa das torres que serviam às casas do comendador do castelo.
O seu exterior é de estilo maneirista tardio e o seu interior é composto por uma escada disposta em torno de um poço central quadrado ligado a vários patamares.
Na arquitectura militar, destaca-se obviamente o Castelo de Santiago do Cacém, construído na época da ocupação muçulmana e envolvido por nove torres e cubelos.
No seu interior pode-se observar um conjunto brasonado que ostenta a cruz da bandeira ou estandarte da Ordem de Santiago: a cruz espatária e um escudo de cavaleiro com as cinco quinas do reino.
O seu interior é dominado pelas ruínas do antigo espaço da alcaidaria, onde também se encontra escondida uma tulha cerealífera medieval.
Quanto ao património religioso:A Igreja Matriz de Santiago do Cacém, que diz-se ter sido construída durante o século XIII, guarda um importante conjunto de obras de arte e um espólio notável destinados a servir cerimónias litúrgicas.
A Igreja Paroquial de Abela, situada na Abela, construída em 1901, é composta por uma fachada principal, com a torre apontada para o céu, um portal, um óculo e janelas geminadas.
O seu interior apresenta um espaço muito amplo e simples com uma decoração de azulejos neo-seiscentistas de padrão policromo.
A Capela Nova de S. Brissos, situada em Abela, construída nas primeiras décadas do século XX, está actualmente abandonada.
A sua fachada apresenta uma galilé com três arcos, onde estão dois painéis de azulejos com imagens do "Milagre das Bilhas", de Santo António, e "Conversão de S. Humberto", e ainda um frontão neo-barroco, com um pequeno campanário e um registo de azulejos alusivo a Nossa Senhora de Fátima.

Região de Turismo Online

1 Comments:

Blogger Ponto Verde said...

Já agora um convite à borliú para verem o video da Bicicletada de ontem, Massa critica de Lisboa em www.a-sul.blogspot.com

28 outubro, 2006 12:36  

Enviar um comentário

<< Home