PONTAL DE CACILHAS: SANTIAGO DO CACÉM, TURISMO

quarta-feira, outubro 25, 2006

SANTIAGO DO CACÉM, TURISMO



Santiago do Cacém é um concelho muito rico em várias vertentes e tem no seu património natural muitas das suas preciosidades.
Na região predominam as terras limpas e férteis para o cultivo de cereais, vinho, oliveiras, produtos hortícolas e horto-frutícolas.
A nível florestal marcam presença as manchas de pinhal e montado de sobro.Das mais belas estruturas naturais do concelho, destacam-se a famosa Lagoa de St. André, as praias de Monte Velho, Areias Brancas e da Fonte do Cortiço, procuradas para uso balnear e para a prática de pesca desportiva.
As ruínas Romanas de Miróbriga, objecto de escavações no século XIX, são outro dos pontos importantes e de grande interesse turístico da região.
A cerca de 1 km encontram-se as ruínas do único hipódromo até hoje identificado em Portugal.
No concelho de Santiago do Cacém ainda se realizam algumas actividades artesanais, entre as quais, os trabalhos em madeira, cortiça, olaria, couro, peles e azulejaria, no Cercal, a cerâmica e a azulejaria, em Vila Nova de Santo André, a cestaria e o vime, em Giz, a cerâmica e a cortiça, em Ermidas-Sado, e o fabrico de cadeiras e bancos em madeira, em S. Domingos.
Na gastronomia, o destaque vai para a Caldeirada e o Ensopado de enguias, assim como as migas com carne de porco.
Os queijinhos de cabra são outras das delícias gastronómicas. Na doçaria, destacamos o mel, as ancestrais, as alcomonias, os bolinhos feitos à base de pinhão, o bolo de torresmos e o bolo de massa de pão.
Os vinhos da região são também muito apreciados, como é o caso dos vinhos engarrafados brancos e tintos da Adega do Cebolal, em Vale de Água, ou os da Adega de Conqueiros, em Alvalade.
As frestas tradicionais fazem parte de qualquer região, e Santiago não é excepção, destacando-se, em Santiago do Cacém,de 17 a 20 de Maio, duas feiras, a Feira Agro-pecuária e a Feira do Monte, e as festas de Nossa Senhora da Abela, nesta freguesia, no segundo fim de semana do mês de Setembro.

Região de Setúbal Online