PONTAL DE CACILHAS: SEIXAL, HISTÓRIA

quinta-feira, novembro 09, 2006

SEIXAL, HISTÓRIA



As primeiras presenças humanas na zona do Seixal remontam ao período da pré-história, mas os vestígios conhecidos de ocupação mais antigos são da época romana.
Presume-se que tenha sido também ocupada por populações muçulmanas que aqui terão cultivado vinhas, olivais e figueiras.
Da história mais antiga da cidade do Seixal pouco ou nada se sabe, contudo pode afirmar-se que a sua origem reside num pequeno núcleo de pescadores e o seu nome está associado à grande quantidade de seixos existentes nas praias ribeirinhas.
Nos séculos XIV e XV, devido à sua baía abrigada, Seixal foi local escolhido para a instalação de estaleiros navais, actividade que se desenvolveu sobremaneira durante a época dos Descobrimentos e aí permaneceu durante alguns séculos.
Contudo, a actividade tradicional da população local continuou a ser a pesca.Na época de Quinhentos, o povoado do Seixal fazia parte da Arrentela.
Após a revolução liberal, sequência da reforma administrativa de 1836, no reinado de D. Maria II, o Seixal passa a ser um concelho.
Em 1895 o concelho é extinto, e as suas freguesias passaram a pertencer aos concelhos de Almada e Barreiro.
Três anos mais tarde, o concelho foi de novo recuperado.
A partir da segunda metade do século XIX, regista-se um aumento do desenvolvimento económico e industrial, com a instalação de unidades fabris de têxteis, vidro e cortiça.
Neste período, o Seixal passa a ser o principal centro corticeiro do país.Nos anos sessenta, a instalação da Siderurgia Nacional (1961) e a ponte sobre o Tejo (1966) foram as impulsionadoras do desenvolvimento económico do concelho, marcando notoriamente o crescimento demográfico e alterando profundamente as suas características urbanísticas.
A 20 de Maio de 1993, o Seixal é elevado a cidade.
A presença do Tejo neste concelho, nomeadamente na Baía do Seixal, condicionou o aparecimento de várias profissões, como a pesca e a carpintaria que, durante anos, foram o principal modo de vida das populações, além da construção de moinhos de maré e estaleiros navais.

Região de Setubal Online