PONTAL DE CACILHAS: SEIXAL, PATRIMÓNIO

sexta-feira, novembro 10, 2006

SEIXAL, PATRIMÓNIO



No concelho de Seixal, além dos seus bens naturais acentuados, é o património edificado que possui muitas maravilhas da história do concelho.
Começando pelo Ecomuseu, uma entidade composta por nove núcleos espalhado por todo o concelho, entre os quais:O Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, cujo interior alberga os elementos ligados à moagem de cereais, recebe ainda exposições temporárias e outras actividades culturais.
O Núcleo Sede da Torre da Marinha, que além das exposições também comporta um Centro de Documentação e Informação e os Serviços Educativos.
O Núcleo Naval da Arrentela, situado num antigo estaleiro, possui um espaço dedicado à construção artesanal de modelos de barcos do Tejo.
O Núcleo da Quinta da Trindade revestido de painéis com azulejos, possui uns belos jardins.A Quinta do Rouxinol, monumento nacional, onde se podem visitar os fornos de cerâmica romanos, dos séculos II e IV.
A Fábrica da Pólvora, situada em Vale de Milhaços, outro dos edifícios do Ecomuseu, dá a conhecer todo o circuito da pólvora negra e da máquina a vapor.
No seu acervo religioso pode-se destacar a Igreja Paroquial da Arrentela, reconstruída em 1759, depois de bastante destruída pelo terramoto de 1755.
Este templo desperta o interesse pelos trabalhos em estuque de cor ocre, em relevo, por cima da porta e janelas laterais.
No seu interior, possui um tecto com estuques polícromos do século XVIII, um altar-mor de talha dourada dos finais do século XVII.
As imagens de madeira e os azulejos setecentistas, azuis e brancos, com cenas da Vida da Virgem são outros atributos do monumento.
A Igreja Matriz, situada no Seixal, é outros dos monumentos históricos do concelho. No seu interior possui um altar neoclássico, dos finais do século XVIII.
As paredes da capela-mor são decoradas por quatro pinturas barrocas, e o tecto com pinturas de Pereira Cão, já dos inícios do século XX, privilegia a figura da Padroeira.

Região de Setubal Online

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ESte é o meu concelho.

:)


Excelente post.

Beijocas

10 novembro, 2006 10:05  

Enviar um comentário

<< Home