PONTAL DE CACILHAS: SEIXAL, TURISMO

sábado, novembro 11, 2006

SEIXAL, TURISMO



Os moinhos de maré, estaleiros, indústrias tradicionais, núcleos históricos urbanos, baía natural, praias fluviais, sapais, hortas urbanas e zonas urbanizadas são algumas das razões para visitar o concelho do Seixal.
Nos moinhos de maré destacam-se o Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, integrado no Ecomuseu como Núcleo do Património Industrial, o Moinho da Raposa, junto à Torre da Marinha, o do Galvão, o do Capitão, o da Passagem e o da Torre, todos defronte ao Seixal.
As recuperadas embarcações do Tejo, outrora utilizadas nas actividades fluviais e piscatórias, como o Bote de Fragata "Gaivotas" e o Varino "Amoroso", são outras alternativas de passeio que o concelho seixalino proporciona aos seus habitantes e visitantes.
A não perder também alguns dos belos jardins do concelho, como o da Quinta da Fidalga, o da Quinta da Trindade ou o da Quinta da Atalaia.
Para uma vista panorâmica sobre Lisboa, a baía do Seixal, Barreiro, Corroios e Miratejo, basta visitar o Miradouro do Alto de D. Ana, na cidade sede do concelho.Algumas das festas tradicionais do Seixal, são as Festas de São Pedro, realizadas no princípio de Julho, e as Festas da Amora, no mês de Agosto.A oferta gastronómica da zona assenta sobretudo em pratos de peixe e marisco, com especial destaque para Caldeirada de peixe, a Feijoada de choco e as enguias, confeccionadas em ensopado ou simplesmente fritas. Na doçaria destaca-se a delícia de laranja e o doce de grão.

Região de Setubal Online