PONTAL DE CACILHAS: EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO DE ALMADA

domingo, fevereiro 25, 2007

EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO DE ALMADA




Acesso : Pç. Luís de Camões (Lg. da Câmara ou Praça Nova) R. D. José de Mascarenhas, R. Henriques Nogueira
Enquadramento : Urbano. Eleva-se no topo de um quarteirão, entre dois arruamentos, frente a praça. Encontra-se, adossado a construções de menor importância arquitectónica e à Igreja da Misericórdia construção do mesmo porte.
Descrição : Planta irregular, em trapézio, com coincidência interior - exterior. Volumes articulados, compostos por edifício principal e torre de plante irregular, com disposição da massa com tentativa de alcance de um equilíbrio entre a verticalidade da torre com a horizontalidade da fachada principal, conseguida com a inclinação grande dos telhados, a elevação do segundo piso e a distribuição da dupla escadaria. Cobertura em telhado de 4 águas, com subeira, pátio, e coruchéu. Frontispício orientado a O., com embasamento. Os 3 pisos desenvolvem-se em torno da torre sineira *1, cujo sino tem gravado a data "1795", relativamente descentrada do corpo do edifício, e assenta, em parte, sobre lajedo e cantarias *2; de 1 pano entre cunhais, com os registos marcados pelo ritmo horizontal de 3 séries de vãos sobrepostos; porta de acesso ao piso térreo *3. Escada de acesso ao 2º piso, guarnecida por gradeamento, com dois patamares. A torre de estrutura compacta, tem dois registos: o primeiro contem a maquinaria de relógio, com quatro mostradores visíveis em cada uma das faces da torre, colocados em aberturas circulares; vãos moldurados em alvenaria. Brasão real sobrepujado à porta de acesso ao piso de cima. Remate das fachadas em cornija corrida e beiral. Flancos em grande parte adossados a outras construções, onde existe cantaria proveniente de antigas construções. INTERIOR: espaços diferenciado, com grande número de salas nos vários pisos. A iluminação é feita, apenas, através dos vãos do frontispício.
Utilização Inicial : Admnistrativa: Paços Municipais / Judicial: prisão *4 Judicial: tribunal
Utilização Actual : Admnistrativa: Câmara Municipal
Propriedade : Pública: Municipal
Época Construção : Séc. 18
Cronologia : Séc. 17 - gravura onde é representada a torre com aberturas para sinos, em dois pisos; 1795 - inauguração do edifício segundo a inscrição do sino do relógio com a data da fundição, oferta de D. Maria I; 1796 a 1830 - data provável de uma gravura onde o edifício da Câmara aparece ainda incompleto, faltando-lhe uma parte do lado direito; 1832 - nas gravuras após esta data o edifício aparece como existe hoje; 1868 - o pelourinho que se situava no largo em frente, foi destruído quase na íntegra; 1940, inícios - realização de importantes obras no edifício; 1985 , finais do mês de Março - iniciaram-se, no edifício dos Paços do Concelho obras de transformação e beneficiação nalgumas salas do piso térreo; trabalhos arqueológicos em torno de duas salas situadas na ala S. do edifício *5.
Tipologia : Arquitectura civil, Maneirismo, Pombalina. A torre e a porta do piso térreo têm traços classicizantes do Maneirismo, anteriores ao do resto do edifício. Do Pombalino ressalta a estrutura do edifício, a simetria da fachada, ainda que não haja fidelidade rigorosa a este estilo, pela dissimetria existente entre os volumes da torre em relação ao edifício, que teria resultado do compromisso assumido pela estética do novo edifício camarário.
Caracteristicas Particulares : nele se misturam vestígios de cantarias, de possível construção mais antiga;
Bibliografia : SOUSA, Raul H. Pereira de, Igreja de Santa Maria do Castelo, Revista Al-Madan, nº 3, Maio, 1984; FLORES, Alexandre, Almada Antiga e Moderna, Almada, 1985; SOUSA, Raul H. Pereira de, Almada - Toponímia e História das Freguesias Urbanas, Almada, 1985; IDEM, Igreja de Santa Maria do Castelo, Almadan, nº 4 e 5, Almada, 1985; BARROS, Luís, Trabalhos Arqueológicos nos Paços do Concelho de Almada, Almadan, nº 4 e 5, Almada, 1985; MORGADO Jr. António Carlos et. alt., Almada Velha: Uma experiência de recuperação in Encontro Ibérico de Municípios com Centro Histórico, 6-8 de Novembro de 1992, Actas, Santarém, 1994.
Observações : *1 - A torre parece ser o que restou da igreja de Santa Maria, após o terramoto de 1755, depois integrada no edifício dos Paços do Concelho; *2 - pertenceram a construção mais antiga. A notícia mais antiga que se conhece sobre a igreja de Santa Maria do Castelo consta de um documento de D. Afonso V, datado de 1443; *3 - esta porta teria vindo, provavelmente, da antiga Igreja de Santa Maria (SOUSA, 1984); *4 - A Enxovia, prisão masculina, no lado que dá para a R. D. José de Mascaranhas e no lado que dá para a R. Henriques Nogueira, no 1º piso, era a prisão feminina, e desse lado, mas no 2º piso, estava outra prisão masculina, a Sala; no sótão vivia o carcereiro; *5 - Encontrou-se na primeira camada uma moeda de D. Afonso V e alguns tubos de cachimbo de espuma (séc. 17) e, na segunda camada, para além de grande número de garrafas de vidro e outros apetrechos de cozinha de época recente, apareceram, igualmente, tubos de cachimbo de espuma dos séc. 18 e 19 entre outros achados de diferentes épocas.