PONTAL DE CACILHAS: O MAR ENGOLE AS PRAIAS DE SÃO JOÃO DA CAPARICA

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O MAR ENGOLE AS PRAIAS DE SÃO JOÃO DA CAPARICA

Photobucket - Video and Image Hosting

Sempre que a maré enche nas praias do Norte da Costa de Caparica, em Almada, todos temem o pior. O cordão dunar está cada vez mais enfraquecido, mas ainda assim resistiu à preia-mar da madrugada e da tarde de ontem. Apesar disso, os danos alastraram para norte, as ondas galgaram as dunas e chegaram ao parque de estacionamento da praia de São João da Caparica.
A próxima investida do Atlântico é hoje às 05.00. Para esta manhã está também prevista uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Almada sobre o assunto. Para salvar as dunas, homens e máquinas trabalham ininterruptamente desde as 21.00 de sábado e não têm ordem para parar.
Retroescavadoras constroem fortalezas de areia que, em menos de três horas, são derrotadas pela força das águas. Há quem não veja utilidade nesta política de "tira e põe" do Instituto da Água (Inag). António Neves, presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, está convencido de que este braço- -de-ferro só terá um resultado: "Em breve não será possível remendar o que já não tem remédio." Por isso defende obras de "engenharia pesada" para combater um fenómeno que se "arrasta há anos".
Henrique Carreiras, vereador da Protecção Civil, faz coro com o presidente da junta. "A recarga de areias que o Inag está a fazer parece uma solução que tanto pode durar dez anos como dois meses", defende o autarca.Mas, para o presidente do Instituto da Água, o "trabalho de formiga" que tem sido feito desde o dia 10 de Dezembro é a solução mais adequada para proteger a costa. "Levantar barreiras de areia é o único meio de preservar o cordão dunar.
É um esforço que desaparece em cada maré cheia, mas o que conta é o facto de as dunas ficarem intactas", explica Orlando Borges.Enquanto técnicos e autarcas discutem a melhor forma de salvar a Costa de Caparica, os concessionários preparam-se para passar outra noite em branco. Luís Moura já esvaziou o Bar dos Búzios e só está à espera que o mar leve o que resta do seu apoio de praia.
Carlos Pereira, outro empresário, ainda acredita poder salvar o Pé Nu, apesar de o mar já ter destruído por duas vezes o seu estabelecimento: "Desde 2001 já fui obrigado a recuar meio quilómetro." O pior é que já não lhe resta mais espaço para retroceder.

DN / Kátia Catulo e Paula Ferreira Gonçalo Fernandes Santos

1 Comments:

Blogger 100smog lda. said...

ESSA FOTO ESTÁ FENOMENAL! por aqui so encontramos sempre fotos fantasticas! E concordamos com o texto realmente é uma calamidade

18 fevereiro, 2007 15:49  

Enviar um comentário

<< Home