PONTAL DE CACILHAS: ERMIDA DE S. SEBASTIÃO, CONHECER O EDIFÍCIO

sexta-feira, novembro 16, 2007

ERMIDA DE S. SEBASTIÃO, CONHECER O EDIFÍCIO

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Durante a primeira fase de obras foi possivel conhecer profundamente o edifício original, conhecimento que determinou os necessários ajustes definidos para a segunda fase do projecto de requalificação.
Foram encontradas as fundações da Ermida do Séc. XVI cuja configuração se desconhecia, e sobre as quais está construído o actual edifício, que data do Séc. XVIII.
Foi encontrada a pedra do púlpito, que tinha sido retirada da sua localização original para ser utilizada como revestimento de pavimento, assim como algumas outras cantarias enterradas.
Foi ainda identificado o acesso ao coro alto, que será mantido.
Considerando que o uso original do edifício lhe será devolvido, define-se uma nova entrada mais confortável a sul e uma nova sacristia, também a sul.
Todos os acabamentos necessários, o mobiliário, uma iluminação adequada, assim como a requalificação da área envolvente e construção do adro completará esta fase final de obras, a qual terá uma duração possível de 15 meses, após o visto do Tribunal de Contas.
Quando estiver pronta, a Ermida de S. Sebastião será então devolvida à população para a sua função original, ou seja, ao culto religioso.