PONTAL DE CACILHAS: ERMIDA DE S. SEBASTIÃO, TOTALMENTE REQUALIFICADA

sábado, novembro 17, 2007

ERMIDA DE S. SEBASTIÃO, TOTALMENTE REQUALIFICADA

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

As Obras para a conclusão sa reconstrução e requalificação da Ermida de S. Sebastião vão avançar para a segunda fase de trabalhos que inclui acabamentos, mobiliário e arranjo do espaço exterior.
Ao fim de um longo trabalho de investigação histórica, arquitectónica e artistica e de um conjunto de obras, a Ermida de S. Sebastião, no Largo das Andotinhas, no centro de Almada, recuperou a dignidade perdida, entrando brevemente na fase final de obra.
Em Outubro termina o concurso público para segunda, e última, fase das obras de reconstrução deste edifício, prevendo-se que a empresa ganhadora entre no terreno no início do próximo ano, dependendo do visto do Tribunal de Contas.
A memória recente que todos têm deste edifício é o seu elevado estado de degradação. Isto porque desde princípio do século XIX que não existe culto nesta Ermida, tendo tido os mais diversos usos : palheiro, taberna e habitação precária.
Actualmente, quem passa pelo Largo das Andorinhas já consegue observar a renovação do edifício. As paredes pintadas de branco, a cobertura nova e o alçado principal (no qual sobressai a cantaria a eixo, um arco de asa de cesto encimado por janelão rectangular e frontão curvo interrompido por cartela, em cujo interior estão três setas relevadas, em alusão à iconografia do orago, o Mártir S. sebastião) já são visiveis a partir do exterior.
O interior, onde em tempos existiram dois pisos de habitações degradadas, é agora um espaço amplo e iluminado com luz natural que entra directamente por grandes janelas rasgadas na parte superior das paredes.
O tecto da nave, uma abóboda de berço, está forrado com fasquiado de madeira que já dá ao interior do edifício um ambiente acolhedor.