PONTAL DE CACILHAS: janeiro 2005

terça-feira, janeiro 18, 2005

GUARDA FISCAL



Quartel da antiga Guarda Fiscal no Olho de Boi, já obsoleto, uma vez que todo o movimento maritimo terminou naquelas bandas e não tem já razão de existir.

domingo, janeiro 09, 2005

DO PONTAL VIRADO PARA ORIENTE



Numa manhã cinzenta, na zona ribeirinha da margem sul, o elevador da boca do vento de sentinela, com os vidros frios e escorridos de água da húmidade da madrugada.
Lisboa desperta embrulhada em nuvens com as águas a correrem calmas e frias.
...
...
Foto Luis Villas

DESDE O PONTAL





A Ponte 25 de Abril e o Rio tejo visto do Pontal de Cacilhas, numa manhã cinzenta.
...
...
Foto Luis Villas

sábado, janeiro 08, 2005

CONCERTO DE ANO NOVO EM ALMADA


COMPANHIA PORTUGUESA DE PESCA



Perspectiva da praia e à direita parte das antigas instalações da Companhia Portuguesa de Pescas.
Todavia funcionam por alí algumas oficinas mesmo no interior da CPP e uma ou outra mais pequena no espaço envolvente.
Assim vão sobrevivendo algumas gentes que ainda habitam o antigo bairro para os empregados da CPP.
Quem conheceu o movimento de pessoas e navios alí mesmo, hoje é com nostalgia que olha em seu redor...
Nada...!
...
...
Foto Luis Villas

sexta-feira, janeiro 07, 2005

NAS MARGENS DO RIO TEJO



É um passeio diferente aquele na margem do Rio Tejo, com o início em Cacilhas sempre ao longo do Pontal, fica-nos desde logo a memória daquele que foi um dos melhores restaurantes de Cacilhas e arredores, A Floresta do Ginjal...
Continuando, passa-se os antigos armazens de frio e pesca, tudo encerrado há muitos anos, mas quem se lembra de toda esta zona no auge, recorda-se do intenso movimento e de muitos navios alí atracados, para cargas e descargas.
Continuando ainda passamos ao Club Naval de Almada à Companhia Portuguesa de Pesca ao bairro dos trabalhadores e à Quinta da Arealva, que em tempos passados oferecia uns vinhos extraordinários, com a marca do mesmo nome da quinta, arealva.
Zona muito bonita esta junto ao elevador da boca do vento e à fonte muito antiga, com agradáveis jardins e os respectivos bancos para saborear a vista do rio.
Do outro lado da margem, Lisboa, com o movimento intenso dos navios mercantes com os cacilheiros cruzando as margens.
A meio do passeio, aparece-nos o restaurante atira-te ao rio, óptima opção para uma refeição ali mesmo no Pontal.
Um passeio muito agradável para um domingo de manhã.
...
...
Foto Luis Villas

quarta-feira, janeiro 05, 2005

PROJECTO VESTIR O CRISTO REI





O Projecto "Vestir" o Cristo Rei é baseado na elaboração de uma Obra Plástica temporária no maior Monumento de betão da Europa, imprimindo assim uma certa graciosidade, bem como, um inegável impacto visual ao Monumento e a toda a encosta sobre o rio Tejo podendo ser vista em toda a Lisboa num raio de vários quilómetros bem como pelo ar devido ao enorme trafego aéreo que sobrevoa o local e a vizinha Ponte 25 de Abril...
...
...

Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

A CONSTRUÇÃO


Vai crescendo...


Quase pronto...


As esmolas entram...

...
...

Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

A ENVOLVENTE DO MONUMENTO



A paisagem de Inverno, transfigurada pelas nuvens que atravessam os objectos e os espaços, parece fazer deste local, um espaço intermédio entra a terra e o céu.
Talvez o local certo para se comprometer com os seus sonhos, para renovar esta força intemporal que tem movido a raça humana, para reforçar esta certeza: é possivel construirmos um mundo melhor.
Não é fácil mas também não é impossivel.
Há que viver e morrer, tentando.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

O SILÊNCIO DA ALTURA



Ouve-se o silêncio da altura deste local, sobranceiro a quase todos os movimentos dos homens: riscando os céus de inverno, cruzando as águas do tejo, escorrendo através das duas pontes metálicas sobre o rio, quais cordões umbilicais por onde circula a seiva humana que faz funcionar a cidade.
Tantas vidas, tantas vontades, tantos sonhos...
Quem sabe coincidentes com os seus, com os de cada um de nós.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

NO CIMO DO PEDESTAL



Mas nem só fiéis visitam este promontório.
Aqui, os olhos alcançam mais longe, e por isso, os pensamentos parecem surgir mais claravidentes.
Quem não acredita deve subir no elevador que vence os 82 metros do pedestal, deixando-nos aos pés do Cristo rei e a 215 metros acima do nível do mar.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PAZ



Antes de entrar na Capela de Nª Srª da Paz, na base do Cristo Rei, encontre o norte: cada um dos quatro arcos formados pelo pedestal da estátua, estão rigorosamente orientados para os quatro pontos cardeais.
Na sua base esconde-se a próxima paragem, a Capela de Nossa Senhora da Paz, onde os cânticos convidam a uma paragem.
No interior, flutuando num encenado céu azul, destaca-se a Imagem de Nossa senhora de Fátima, criada pelo famoso escultor Leopoldo de Almeida.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

O PROJECTO DO CRISTO REI



O arquitecto António Lino e o engenheiro D. Francisco de Mello e Castro assinaram este monumento, que depois de construído foi esculpido à mão num trabalho de minúcia, desenvolvido a mais de 100 metros do chão, da responsabilidade do mestre Francisco Franco. Até as barbas de Jesus Cristo foram suavemente esculpidas no seu rosto.
Por milagre ou talvez não, a igreja garante que nenhum homem morreu na construção deste monumento, feito por um sistema de cofragem: os moldes recebiam o betão armado, que fazia crescer o Cristo Rei, camada após camada, já no seu local definitivo. No total utilizaram-se cerca de 40.000 mil toneladas de betão armado.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

CUSTO DO MONUMENTO AO CRISTO REI



Custou mais de 20 mil contos: o ministério das Obras Públicas deu 900 contos, as dioceses de aquém e além mar entraram numa subscrição nacional para reunir receitas junto da população. Até as crianças contribuíram, reunindo todos os centavos que conseguissem ao longo do ano - as pedras pequeninas, como chamaram ao movimento dos mais novos - que entregavam todos os natais.
De 1939 a 1957, as crianças deram cerca de 1100 contos.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

MONUMENTO AO SANTÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS



Enquanto esta gigantesca estátua cresce, à medida que os seus passos se aproximam da base, existem alguns pormenores construtivos e a sua história. Foi o Cardeal-Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira quem decidiu criar um monumento dedicado ao Santíssimo Coração de Jesus, depois de visitar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 1934.
Com o início da II Guerra Mundial, a ideia ganha ainda mais força. Reunidos em Fátima em 1940, os bispos portugueses pedem a intercessão de maria junto do seu filho: se Portugal não entrasse naquele embate mundial de nações, erguer-se-ía um monumento ao santissímo Coração de Jesus. E assim aconteceu. Em 1941 adquire-se o terreno, em 1949 lança-se a primeira pedra e em 1959 inaugura-se este monumento à Paz, numa cerimónia que reuniu cerca de 300 mil pessoas e que teve direito a uma radio-menssagem do próprio Papa João XXIII e com a presença de Américo Tomás e António de Oliveira salazar, entre outras figuras públicas da época.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

CIRANDANDO POR CIMA DAS NUVENS



Dia 1 de Janeiro é o Dia Mundial da Paz, por isso que o ano comece fazendo uma caminhada em nome desta causa, para reflectir sobre o mundo, sobre o homem e sobre o futuro. Crente ou ateu, venha conhecer o monumento nacional construído como forma de agradecimento por Portugal não ter entrado na II Guerra Mundial. O Cristo Rei espera-o, de braços abertos e coração sobre o peito. Cerca de 900 mil pessoas por ano, nem todos fiéis, visitam este santuário, que faz parte do triângulo de ouro dos peregrinos na peninsula Ibérica, conjuntamente com Fátima e santiago de Compostela.
O edificio de acolhimento ao santuário, revestido a "tijolo de burro", onde existe entre outros espaços, uma biblioteca, um bar, dois salões e uma capela. Em direcção à estátua, que está de frente para Lisboa por uma razão simbólica: ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.
...
...
Almada Informação
Webmaster
Fotos Almada Informação
Fotos antigas webmaster

terça-feira, janeiro 04, 2005

1º CONCURSO DE CALDEIRADAS DA COSTA DA CAPARICA



Entre 22 de Janeiro e 20 de Fevereiro, durante cinco fins de semana os apreciadores de uma boa caldeirada vão poder desfrutar os sabores desta iguaria, nos 36 restaurantes que participam no 1º Concurso de Caldeiradas da Cidade da Costa da Caparica. Esta iniciativa insere-se nas comemorações anuais da localidade e prolonga-se desde São João da Caparica até à Fonte da Telha.
A organização é da Junta Freguesia de Costa de Caparica.
Restaurantes participantes:
Pata Roxa, Marreta, Barbas, O Bento, Europamar, Carolina do Aires, O Ninho, Bandeira Azul, Camões, Amorim, Rampa, Batatinha, Primoroso, Mar Alto, Inatel, O Lavrador, Mar Corso, Atlântico, Churros, Porta Larga, Cores e Sabores, Via Caparica, Primavera, Toy's Bar, Varanda do Oceano, O Nana, XS, Delicia da Praia, Atrium, Belverde, Transmontana, Grelha, O Zé Cacilheiro, Maniés, Cuco, Pipo.
...
...
Foto e Artigo Almada Informa