PONTAL DE CACILHAS: setembro 2005

quinta-feira, setembro 29, 2005

CONVENTO DOS CAPUCHOS



Com uma vista única sobre a Costa de Caparica e o Oceano Atlântico, o Convento dos Capuchos, recuperado pela Câmara Municipal de Almada, oferece ao visitante momentos de pura paz.
No seu miradouro é igualmente possivel apreciar a Serra de Sintra, a Torre de São Julião ou o Cabo Espichel.
Os seus jardins merecem também uma visita.
...
...
Almada Informa

sábado, setembro 17, 2005

MATA DOS MEDOS



Reserva botânica e fazendo parte da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, a Mata Nacional dos Medos é um lugar de deslumbre, onde é possivel passear e sentir o ar puro, com o mar alitão perto.
...
...
Almada Informa

sexta-feira, setembro 16, 2005

TRAFARIA SEM CARROS E EM FESTA



Além das animações em transportes públicos, a Trafaria foi alvo de várias actividades.
Na praia da Trafaria decorreu uma acção de limpeza.
...
...
Almada Informa

domingo, setembro 11, 2005

TEATRO MUNICIPAL DE ALMADA A SEGUNDA MELHOR SALA DO PAÍS



O Presidente da República inaugura Teatro Municipal de Almada.
"É com palavras de profunda confiança que dou os parabéns a todos quantos tornaram este projecto possivel" , afirmou o Presidente da República, Jorge Sampaio, na inauguração deste novo equipamento cultural de que Almada dispõe.
A cerimónia decorreu no dia 17 de Julho e teve ainda a participação do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.
Esta obra, da Câmara Municipal, custou 10,6 milhões de euros e contou com o apoio de 2,5 milhões de euros da Administração Central.
...
...
Almada Informa

domingo, setembro 04, 2005

MEMORIAL AO PODER LOCAL DEMOCRÁTICO NO MUSEU DA CIDADE



Ao longo de trinta anos de actividade do Poder Local Democrático, Almada transformou-se, requalificou-se, modernizou-se, atingindo os padrões de qualidade de vida que hoje oferece aos seus munícipes.
Assinalar este importante percurso, através de uma obra de arte, foi o desafio que a Câmara Municipal de Almada lançou ao artista plástico Rogério Ribeiro.
A presença da água numa obra deste género foi um elemento considerado obrigatório, «pareceu-nos uma metáfora muito ligada ao que representa o poder local democrático», explicou Rogério Ribeiro.
Partindo desta ideia central, o artista idealizou o memorial, monumento em que a água brota de um cubo, distribui-se por 30 bicas, correndo e misturando-se num espelho de água, sugerindo a menssagem do poder distribuído democráticamente por todos.
As 30 bicas representam cada ano do poder local democrático e, simultâneamente, 30 áreas de trabalho desenvolvido em prol do bem-estar e progresso do concelho.
...
...
Almada Informa

sábado, setembro 03, 2005

ETAR DO PORTINHO DA COSTA TRANSFORMA RESÍDUOS EM ENERGIA



A nova ETAR do Portinho da Costa enquadra-se de forma exemplar na paisagem que a rodeia, tendo como vista privilegiada as águas cada vez mais despoluídas do Tejo.
Ocupando apenas a área de 1ha, a nova ETAR do Portinho da Costa é totalmente coberta, minimizando o seu impacte paisagistíco e cumprindo o objectivo de qualidade de não emissão de qualquer odor desagradável detectável.
A sua cobertura é aproveitada para a criação de um espaço verde.
Esta é uma ETAR tecnológicamente avançada e ambientalmente eficiente, pois apresenta uma elevada eficiência no tratamento (com uma percentagem de remoção da matéria orgânica superior a 96%); produz biogáz que é utilizado como combustível para a produção de energia eléctrica e térmica; aproveita as lamas como fertilizantes para a agricultura e reutiliza a água residual tratada para lavagens e rega de espaços verdes.
...
...
Almada Informa