PONTAL DE CACILHAS: março 2007

sexta-feira, março 30, 2007

CANTOS DE ALMADA

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Postal c.1900.
O antigo largo, hoje rua Direita, mantêm-se quase na mesma
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Postal c.1900.
O antigo largo, hoje rua Direita, mantêm-se quase na mesma
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Postal c.1900.
No extremo à direita identifica-se a Ermida de S. João, Ramalha
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Trata-se muito provavelmente a casa a que se refere Fernão Mendes Pinto como a sua "Vila de Palença".
Embora alterada por mais que uma vez, conserva elementos construtivos dos séculos XVII-XVIII.
Junta de Freguesia do Pragal

quinta-feira, março 29, 2007

PSD CONTESTA FIM DA COSTA AZUL

O Presidente da Distrital do PSD / Setúbal, Bruno Vitorino, criticou a extinção da actual Região de Turismo Costa Azul e a integração dos 13 concelhos nas futuras Regiões do Alentejo e Lisboa.
"Vamos perder em investimento e a capitalização, vamos perder muitos investimentos realizados na marca Costa Azul", disse.
Jornal da Região ALMADA

quarta-feira, março 21, 2007

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A Câmara Municipal de Almada vai oferecer, entre os dias 19 e 22 de Março de 2007, árvores e arbustos juvenis, para comemorar o Dia Mundial da Árvore – 21 de Março.

As plantas vão estar à disposição na Ecoteca de Almada e a acompanhar a oferta é disponibilizada informação sobre a forma mais correcta de plantar e cuidar da espécie escolhida.

Parte das espécies disponíveis nesta iniciativa foram produzidas segundo o modo de produção biológico, sistema agrícola que respeita os valores ambientais e a biodiversidade.

Todas as plantas a oferecer são espécies mediterrânicas, adaptadas ao clima da região, necessitando de menos rega e cuidados do que espécies exóticas, oriundas de outras zonas geográficas.


Esta iniciativa decorre com o envolvimento da Biorege-Coop, Cooperativa de Agricultura Biológica do concelho de Almada, que forneceu as plantas produzidas em modo biológico, e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, que fabricou os sacos em pano que acomodam as plantas oferecidas.

As árvores têm um papel fundamental na causa planetária contra as Alterações Climáticas. Nos últimos séculos, as actividades humanas têm lançado para a atmosfera uma quantidade excessiva de CO2, provocando um aumento na temperatura média do nosso Planeta, e pondo em causa o seu equilíbrio natural e, no limite, a própria sobrevivência humana.

As árvores absorvem CO2, pelo que quanto mais árvores houver, menor será a quantidade deste gás na atmosfera.

Todas as acções concretas que ajudem a reduzir a quantidade de gases com efeito de estufa na atmosfera (como o CO2), são preciosas.
Almada Informa